Sejam todos bem vindos!

Fotografando pelo Hobby, pela Paixão, pela Arte...

Pra que servem os filtros


PARA QUE SERVEM OS FILTROS?

Os filtros são acessórios que colocados na câmara permitem ao fotógrafo criar efeitos especiais, balancear as cores, corrigir situações indesejáveis e até mesmo proteger a lente. Normalmente são usados nas câmaras reflex, pois nestas máquinas o fotógrafo vê pelo visor o efeito que está buscando, mas várias câmeras compactas possuem adaptadores que permitem que se usem os filtros (isso quando já não trazem nativamente a rosca para encaixe).
Para saber qual o padrão de rosca da sua câmera para acoplar um filtro, geralmente os fabricantes marcam na parte interna da tampa original da lente, o diâmetro que deve ser usado. Em caso de dúvidas, pesquise no manual ou no site do fabricante. Então vamos a eles:

 FILTROS DE PROTEÇÃO





 
São aqueles que devem ser deixados permanentemente sobre a objetiva, protegendo-a contra poeira, areia, impressão digital e principalmente contra acidentes que poderiam fazer você perder sua lente. Na foto ao lado, imaginem o tamanho do prejuízo o fotógrafo teria se não estivesse usando filtro protetor?

Este filtro é projetado apenas para proteção, pois possui um tratamento de claridade que não afetará o equilíbrio de cor ou desempenho das lentes, mesmo de forma mais leve.
Foi projetado para servir apenas como protetor da lente, evitando que ela se deteriore por conta de sujeiras, batidas ou arranhões.


  Ultra violeta




É o filtro o mais conhecido e usado para proteção das lentes, com o diferencial de possuir a função de absorver os raios ultra-violetas existentes na atmosfera (principalmente em montanhas) não interferindo em nenhuma outra característica da fotografia.
Deve ficar permanente fixado a objetiva, sendo que outros filtros poderão ser colocados sobre o UV.


Skylight



Também conhecido como 1A, este filtro, ligeiramente rosado tem uma função específica, corrigir o excesso de azul (por exemplo: na pele das pessoas) quando fotos são feitas em finais de tarde à sombra. É muito usado também em cenas de praia a céu aberto, etc.
Além disso, pode ser usado como filtro de proteção, já que não interfere em outros aspectos da fotografia.



FILTROS AVANÇADOS

Os filtros deste grupo são muito usados pelo profissional e pelo amador avançado com o objetivo de criar efeitos técnicos ou eliminar problemas com o assunto para uma boa apresentação da foto.


Polarizador   “CPL”

Elimina reflexos indesejáveis, tais como aqueles que aparecem em pára-brisas ou vidros de automóveis, de vitrines, água, janelas, etc...

 
Além disto cria efeitos dramáticos, aumentando a intensidade de tons azuis, o que possibilita um contraste forte, por exemplo, entre céu e nuvens, céu e arquitetura.
Importante: Este filtro exige correção de sensibilidade quando a câmara não possui fotômetro incorporado (bloqueiam de 1 a 2 pontos a entrada de luz - precisando de um incremento no aperture).


N.D. (Densidade Neutra)




Os filtros de densidade neutra são freqüentemente ignorados pelos fotógrafos, porém estes filtros têm muitos usos e oferecem a possibilidade de conseguir resultados impensáveis de outra forma.
Os Filtros ND tem uma cor cinza e reduzem a quantidade de luz que o sensor recebe, mas não afeta o equilíbrio da cor. Tem quatro aplicações principais:
Permitir a utilização de velocidades de obturação lentas, para registrar movimentos em temas tais como cascatas, chuvas, carros, etc.
Para reduzir a profundidade de campo e permitir aberturas maiores os quais permitem separar objetos do fundo.
Para reduzir a sensibilidade ISO (por exemplo: ISO 400) e permitir que sejam utilizados em exteriores e em situações luminosas.
Para permitir que as câmeras com padrão "vídeo" (por usar uma velocidade de obturação fixa) possam filmar temas como a neve, areia ou outras, cujo brilho causam normalmente super exposição.


Lentes Close-UP
   


São acessórios que colocados sobre a objetiva da câmara, permitem fotografar a curta distância e fazer fotos de relógios, selos, flores e até mesmo reproduções de outras fotos. Existem nos graus +1, +2, +3, +4 e +10 (dioptrias). Quanto maior o número, maior a aproximação.

FILTROS PARA EFEITOS ESPECIAIS
Permite ao fotógrafo uma maior criatividade nas fotos, produzindo efeitos variados de acordo com o tipo desejado. Os principais são:

Cross Screen “Estrela”

                                                                                                                                                Conhecidos como filtros estrelas, pois quando acoplados a câmera, produzem literalmente "estrelas" nos pontos de grande luminosidade do assunto. Ex: luzes de ruas, sol atingindo superfície refletora brilhante, velas acesas, etc.
São comercializados em formas que permitem o efeito estrela sob várias formas, como 4, 6 ou 8 pontas.



Variocross
                                                                                                                                                                              Seus efeitos provêm de duas lentes cor, chapeadas com linhas paralelas gravadas em suas superfícies, estabelecidas em armações rotacionáveis independentes.
Ao girar essas armações, o grau de efeito da luminosidade pode ser variado para produzir qualquer expressão desejada, desde que a cena seja altamente refletiva.


Center-spot


Este filtro permite fazer fotos somente com o centro do assunto nítido, ficando o restante fora de foco. É perfeito para realçar rostos em retratos, como um lugar especial na composição.


Soft-spot


Estes filtros são semelhantes aos center-spots, pois além de deixarem o centro do assunto nítido, deixam o restante da foto envolta por uma suave difusão de imagem.
Importante: Estes dois últimos tipos de filtros podem ser também, encontrados com a parte que envolve o centro em cores, permitindo obter-se o centro nítido e na cor natural e o restante envolto em uma cor determinada.



  Misty-spot





Este filtro permite fazer fotos com a parte central da imagem nítida, com um contorno diferenciado na parte externa. Ele está disponível em quatro tipos:

* Breeze (briza) - tem um contorno unidirecional rajado de fundo.
* Gradual (graduado) - o contorno parece emanar do centro.
* Windmil (moinho de vento) - o contorno aparece como um torvelinho ao redor do centro.
* Halo (auréola) - o contorno aparece como irradiando-se de um ponto em direção ao canto do campo.


   Dual e Tri Colors



Estes filtros são divididos seções de cores, permitindo ao fotógrafo, criar fotos surealistas, em duas ou três cores, conforme o filtro que foi utilizado.
Existem em várias mesclas de cores, sendo as principais da escala RGB (vermelho, verde e azul) ou nas cores primárias (azul, amarelo e vermelho).


Gradual Color



São filtros acrílicos semelhantes aos dual colors, exceto pela forma como é feita a coloração, uma vez que ele possui uma densidade gradual.
Perto do centro do filtro existe uma diminuição da intensidade da cor, para justamente criar um efeito mais natural, na medida que sai de uma tonalidade para outra.
É montado em uma armação rotatória, ficando a critérios do fotógrafo escolher a angulação de onde partirá o efeito.
Está disponível em sete cores: cor-de-rosa, amarelo, esmeralda, tabaco, Azul, malva e cinza.



  
FOG (Nevoeiro)

Este filtro produz um efeito de neblina (nevoeiro) na foto, criando um clima suave em todo conjunto.
Este filtro é vendido em duas versões, sendo FOG A e o FOG B. O tipo B produz uma neblina mais forte que o A e mesmo assim podem ser usados conjuntamente (um aceita rosca do outro), para se produzir o efeito neblina ainda mais acentuado.
Importante: Têm seus efeitos controlados pelo fotógrafo através dos diafragmas da câmara, quanto maior o nº f (22, 16, etc) = menor efeito, quanto menor nº f (2, 2. = maior o aparecimento do efeito.


 
  


  Difusor  



Como o próprio nome diz, produz um efeito difuso na foto, criando principalmente em fotos de pessoas um clima ameno e sensual. Existem vários tipos de filtros difusores, que vão desde os que produzem efeitos soft, hard, com coloração, entre outros, até mesmo polarizados (difuse PL).
Importante: Têm seus efeitos controlados pelo fotógrafo através dos diafragmas da câmara, quanto maior o nº f (22, 16, etc) = menor efeito, quanto menor nº f (2, 2. = maior o aparecimento do efeito.



Multi-imagem

Estes filtros repetem a imagem em 3, 5, 7 ou 12 vezes na mesma foto.
O ajuste se faz girando parte do filtro e deslocando o assunto em vários ângulos.





 Infravermelho



Na maioria das vezes é usado em filmes especiais infravermelhos, devido a sua sensibilidade aos raios ultravioletas e os comprimentos de onda mais curtos do espectro visível. Ele filtra a maioria dos raios luminosos visíveis, aceitando o recebimento dos raios infravermelhos, permitindo assim criar efeitos fotográficos espetaculares, garantindo imagens menos carregadas, com contrastes e sombras mais perfeitos. Fica perfeito em vegetações, fotos médicas, spy shots profissionais ou paparazzis.
Este filtro pode ser utilizado com uma câmara fotográfica digital, uma vez a foto feita, deverá "dessaturá-la" (passagem em nível de cinza) através do computador.


Estes são os principais filtros que eventualmente poderemos usar, alguns são mais faceis de adquirir e outros mais dificeis, e alguns deles são dispensáveis, pois alguns editores de imagem como o Lightroom fazem alguns destes mesmos efeitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário